Curcuma longa: conheça os benefícios desse superalimento

  • Post category:Cliente Final

cúrcuma, popularmente conhecida como açafrão-da-terra, é o tempero que dá origem ao curry, especiaria indiana e do Oriente Médio, muito apreciada no Brasil. De cor amarela e sabor característico, a erva é usada para o preparo dos tradicionais molhos de mostarda norte-americanos, além de muitas outras receitas que levam o ingrediente.

Mas, o uso da cúrcuma não está restrito à alimentação. Além de uma grande variedade de receitas com a especiaria, ela é conhecida por muitas aplicações medicinais.

De acordo com pesquisas científicas, as propriedades poderosas da cúrcuma são oriundas dos curcuminoides, como a curcumina, substância com ação anti-inflamatória, antioxidante e que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

alt=
Turmeric flower in my garden.

A origem e composição da cúrcuma: o extrato da Curcuma longa

Dados históricos mostram que a cúrcuma era usada pelos indianos e indonésios, há mais de 4 mil anos. Mas, foram os mercadores árabes os responsáveis por espalhar a especiaria para outros países, na época das grandes navegações.

cúrcuma é uma planta herbácea, semelhante ao gengibre, cujo nome científico é Curcuma longa. A erva também é conhecida como açafrão-da-terra, raiz-de-sol e gengibre amarelo.

Vale destacar que a espécie de Curcuma longa, da família botânica Zingiberaceae, é classificada como uma planta condimentar. Por esse motivo, a cúrcuma muitas vezes é confundida com outra espécie, o Crocus sativus, conhecido no Brasil como “açafrão verdadeiro”.

Como a cúrcuma pode ser usada: da raiz à flor de cúrcuma

Com ramificações laterais compridas, a extração do pó de cúrcuma ocorre pelo rizoma (raiz), por meio do processo de moagem. É a partir desse processo que se obtém o tempero, além da possibilidade de uso do pó de cúrcuma em cápsulas para fins medicinais.

A cúrcuma se adaptou facilmente ao clima brasileiro e o cultivo se espalhou pelo país. A planta também é usada para ornamentos e decoração, pois a flor de cúrcuma possui uma beleza delicada e exótica. Não necessariamente a flor de cúrcuma é da espécie Curcuma longa, já que é possível encontrar plantas de alto valor estético da Curcuma zedoaria.

alt=
Turmeric flower in my garden.

A cúrcuma pode ajudar na cura de doenças?

cúrcuma é conhecida por ser um poderoso anti-inflamatório, sendo aplicado no tratamento de doenças como artrite, tendinites, artroses e tensão muscular. Além disso, a erva apresenta outros benefícios no controle do colesterol e no bom funcionamento do organismo.

A ação anti-inflamatória da cúrcuma deve-se à curcumina, substância que tem sido estudada por atuar como antioxidante na prevenção de algumas doenças, incluindo o câncer. Embora ainda não se tenha comprovação de como a cúrcuma pode prevenir a ocorrência de cânceres, cientistas da USP (Universidade de São Paulo) já publicaram artigos sobre a capacidade da erva na redução do risco de câncer de estômago.

Os benefícios da cúrcuma para o corpo humano

Fonte rica de fibras, vitamina B6, ferro e manganês, a cúrcuma é uma grande aliada para quem deseja manter a saúde em dia. Entre outros benefícios, destacam-se:

  • • Auxilia no processo digestivo;
  • • Ajuda a melhorar o humor;
  • • Fortalece o coração;
  • • Reduz a incidência de doenças cardiovasculares;
  • • Retarda o processo de envelhecimento.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) demonstrou que a cúrcumatambém ajuda na recuperação física de atletas. Segundo a pesquisa, após uma corrida de rua, percebeu-se um aumento da atividade anti-inflamatória dos esportistas e os participantes que receberam a cúrcuma apresentaram redução na mioglobina, marcador de lesão muscular. Ou seja, a especiaria ajudou na recuperação muscular mais rápida, além de diminuir danos no músculo.

Por ser da família do gengibre, o potencial termogênico da cúrcuma é cada vez mais explorado, sendo visto como um aliado no processo de emagrecimento. As fibras também ajudam nesse ponto, pois proporcionam melhor absorção dos nutrientes e do fluxo intestinal.

Onde comprar cúrcuma em cápsulas?

A cúrcuma pode ser consumida como tempero, tendo boa absorção com pimenta preta, ou em cápsulas (não contém pimenta). Normalmente, há preferência pela segunda opção, pois é possível carregar o frasco dentro da bolsa, garantindo a ingestão diária e seus efeitos terapêuticos.

Quem está procurando onde comprar a cúrcuma em cápsulas, pode contar com a Kampo de Ervas, empresa especializada em alimentos naturais e orgânicos, como ervas para chás fracionados, sachês, temperos e cápsulas especiais. A grande vantagem do produto está na dosagem maior por cápsula, em relação às marcas concorrentes: a Kampo de Ervas oferece 600 mg de cúrcuma por cápsula, além de mais cápsulas por embalagem.

Além disso, em marcas e produtos não confiáveis, os chás em sachê ou fracionados, cápsulas e temperos são misturados com outros componentes para render mais. Na Kampo de Ervas o consumidor pode ter certeza da procedência do produto, da qualidade e pureza. Por esse motivo, não resta dúvidas de onde comprar a melhor cúrcuma e com preço justo.

alt=
Turmeric flower in my garden.

Como tomar a sua dose diária de cúrcuma?

dose diária de cúrcuma recomendada pelos médicos, nutricionistas, fitoterapeutas e outros especialistas é de 3 cápsulas. A ingestão é oral e pode ser feita com o auxílio de um pouco de água. Para não esquecer da dose diária, a cúrcuma pode ser tomada junto com as refeições.

As recomendações de como tomar a cúrcuma constam na embalagem da Kampo de Ervas, que também conta com especificações quanto à origem e certificação. A cúrcuma orgânica é certificada pela Ecocert com Selo Orgânico Brasil, o que significa que a Kampo de Ervas cumpre todos os procedimentos requisitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que o produto seja considerado orgânico, desde a produção e cultivo da matéria-prima até a fabricação do produto final.

A qualidade da cúrcuma em cápsulas da Kampo de Ervas

As cápsulas de cúrcuma da Kampo de Ervas possuem Selo VCAPS, certificação que comprova  ausência de componentes de origem animal no invólucro do produto. Ou seja, são cápsulas vegetarianas. Desse modo, percebe-se que os produtos da Kampo de Ervas passam por um rigoroso controle de qualidade, que analisa a procedência, a garantia e oferece o melhor preço aos clientes.

A Kampo de Ervas também tem um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável. Ela incentiva e ajuda produtores rurais e outros fornecedores a obter a certificação orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fomentando a rede de sustentabilidade e de produção orgânica no Brasil.

Além disso, a Kampo de Ervas conta com um sistema de logística reversa com o objetivo de retirar do meio ambiente os resíduos gerados por suas embalagens. O resultado de todo esse esforço e dessa forma de pensar é oferecer um produto natural e de qualidade que faça bem para a saúde das pessoas, respeitando os trabalhadores e o meio ambiente.

Você pode comprar a cúrcuma em cápsulas ou o tempero de cúrcuma em pó Kampo de Ervas clicando nos produtos abaixo!