Cápsulas de Cranberry: quais os benefícios e como tomar

  • Post category:Cliente Final

Quem já teve infecção urinária deve ter ouvido falar dessa frutinha vermelha. O cranberry é muito conhecido por prevenir infecções do trato urinário recorrentes, além de ter alto valor nutricional e muitas propriedades benéficas para a saúde.

O cranberry em cápsulas é um suplemento alimentar que torna mais prático e viável obter os benefícios dessa fruta no dia a dia, de forma contínua e a longo prazo.

foto da fruta cranberry

Para que serve Cranberry em cápsulas?

As cápsulas de cranberry contém todos os benefícios dessa fruta. Elas possuem um alto teor de fitoquímicos que faz com que sejam um alimento com diversas propriedades terapêuticas como:

  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória
  • Anticancerígena
  • Antibacteriana

Essas ações terapêuticas tornam as cápsulas de cranberry uma ótima opção para quem quer prevenir inúmeras patologias como infecções do trato urinário, síndrome metabólica e seus vários fatores de risco, periodontite e cáries dentárias e até mesmo alguns tipos de câncer.

A grande vantagem de consumir a cranberry em cápsulas é obter todos esses benefícios com um uso contínuo e a longo prazo sem ter de tomar suco, chá ou mesmo a fruta fresca todos os dias, correndo o risco de enjoar.

É possível levar os benefícios do cranberry na bolsa para qualquer lugar de forma prática e sem complicações.

O que é Cranberry?

O cranberry é uma fruta nativa da América do Norte e seu nome científico é Vaccinium macrocarpon. Outros nomes menos conhecidos do cranberry são: arando vermelho, airela e oxicoco.

Ele é um membro da família Ericaceae que inclui outras espécies como o mirtilo, também conhecido como blueberry. O fruto cresce em pequenos arbustos com cerca de meio metro de altura, em solos pantanosos. Tem de 1 a 2 cm de diâmetro, cor vermelha intensa quando maduro, um sabor ácido acentuado e sensação adstringente.

O cranberry pode ser consumido de várias formas. A fruta fresca pode ser encontrada entre os meses de setembro a dezembro, mas apenas nas regiões onde é produzida.

Aqui no Brasil, é possível encontrar o cranberry desidratado, seu suco concentrado, chás e em comprimidos ou cápsulas. A fruta é rica em diversas vitaminas e outros nutrientes como:

  • Potássio
  • Cálcio
  • Sódio
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Ferro
  • Iodo
  • Proteínas
  • Vitaminas C, A, B1 e B2
  • Ácidos (málico, quínico, cítrico e benzoico)
  • Flavonoides
  • Catequinas
  • Antocianidinas
  • Compostos fenólicos

Várias dessas substâncias são responsáveis pelos benefícios que o cranberry oferece para o organismo, que vão além de seu valor nutricional.

cranberry capsulas

Quais os benefícios das cápsulas de cranberry?

O cranberry em cápsulas é muito conhecido por auxiliar na prevenção de infecções do trato urinário devido sua ação antibacteriana.

Além disso, sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres em excesso no organismo, o que tem sido associado à prevenção de alguns tipos de câncer.

Também há estudos mostrando que o cranberry tem um potencial de prevenção contra a síndrome metabólica e problemas bucais como doença periodontal e desenvolvimento de cáries.

mulher com mão na virilha

Para prevenir infecção urinária

As infecções do trato urinário são infecções bacterianas muito comuns, especialmente entre as mulheres.

Estima-se que de 20% a 30% das mulheres apresentem infecção urinária recorrente, isto é, pelo menos 2 episódios em seis meses ou 3 em um ano.

Mulheres na menopausa são ainda mais propensas a desenvolver a infecção de urina por causa das alterações nos níveis hormonais.

As infecções do trato urinário ocorrem a partir da colonização de micro-organismos na uretra (uretrite), bexiga (cistite) e rim (pielonefrite). Os sintomas mais comuns são:

  • Sensação de dor, queimação e ardência durante ou depois de urinar.
  • Aumento na frequência de micção.
  • Menor volume de urina.

A maior causa desse tipo de infecção são as bactérias da família Enterobacteriaceae, sendo a Escherichia coli a principal causadora.

O cranberry possui em sua composição as proantocianidinas do tipo A, que conferem à fruta atividade antibacteriana. Essa propriedade impede as bactérias de aderirem ao epitélio do trato urinário.

Como consequência, essas bactérias passam a se reproduzir menos e têm menor chance de causar infecções na região.

torta-de-cranberry

Para prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer

Nosso organismo produz radicais livres que cumprem funções biológicas muito importantes em nosso corpo. Porém, a produção excessiva dessas substâncias pode levar a danos oxidativos que podem prejudicar a função de células, tecidos e outros componentes do organismo.

Já se sabe que tais danos têm o potencial de desencadear patologias como doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes e câncer. Daí a importância de mecanismos de defesa antioxidante, tanto do próprio organismo, como dos antioxidantes que podem ser obtidos por meio de nossa alimentação.

Nesse cenário, as cápsulas de cranberry entram como uma fonte rica de antioxidantes, contribuindo para que o organismo neutralize ou impeça a formação excessiva de radicais livres.

Para a saúde bucal

Existem diversos estudos da ação do cranberry sobre bactérias que levam a problemas bucais como periodontite, cárie e gengivite.

Nas pesquisas, observou-se algumas propriedades do cranberry que inibiram os mecanismos envolvidos no desenvolvimento da periodontite e também seus efeitos contra a cárie dentária.

mulher no dentista

Como tomar as cápsulas de cranberry?

Para obter os benefícios do cranberry, recomenda-se ingerir 2 cápsulas de 500mg por dia. Essa é uma forma eficiente, prática e simples de consumir uma dose adequada desse alimento todos os dias.

Tudo isso sem depender da estação da fruta, nem correr o risco de enjoar dos produtos à base de cranberry.

Efeitos colaterais e contraindicações das cápsulas de cranberry

Recomenda-se que gestantes, nutrizes e crianças até 3 anos consumam esse produto apenas sob orientação de um nutricionista ou médico.

mão segurando pote com cápsulas de cranberry Kampo de Ervas

Onde comprar cranberry em cápsulas?

Existem cápsulas de cranberry de diversas marcas que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e farmácias.

Contudo, para escolher a melhor marca é importante ficar atento com a procedência do produto, se a matéria-prima utilizada é de qualidade e se a concentração de cranberry por cápsula não é muito baixa.

Aqui na Kampo de Ervas, desenvolvemos produtos, sempre priorizando a escolha de plantas de qualidade e com procedência verificada, além de um grande cuidado no manuseio e produção das cápsulas.

Nossas cápsulas de cranberry vêm em embalagens com 60 cápsulas gelatinosas de 500mg, cada uma contendo 70% do extrato seco de cranberry. Você pode comprar as cápsulas de cranberry clicando aqui.