O ferro é um mineral essencial. Ele é fundamental para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA e metabolismo energético. Na hemoglobina o ferro tem a função de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Como componente da mioglobina, atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético, para proteger de lesão muscular durante os períodos da privação de oxigênio.

fonte de ferro

 O ferro desempenha papéis na produção de colágeno e elastina, dois componentes necessários na integridade do tecido conjuntivo, na manutenção do sistema imunológico, na produção e regulagem de vários neurotransmissores cerebrais e na proteção contra danos provocados por oxidantes.

Os alimentos de fonte animal(carnes) apresentam uma absorção de Ferro entre 20 a 30% do total do mineral ingerido, enquanto os alimentos de origem vegetal ricos em Ferro permitem uma absorção em torno de 5% do total de Ferro que possuem em sua composição.

Sua falta gera anemia. Os sintomas da falta de ferro no organismo são:

- Cansaço extremo, desânimo, falta de atenção;

- Dificuldade de aprendizagem, fraqueza, sono;

- Tornozelo inchado, queda de cabelo/cabelos fracos e quebradiços;

- Desempenho escolar fraco, distúrbios de humor, palidez; 

- Falta de apetite, língua lisa, fraco desenvolvimento motor;

- Infecções frequentes, devido à baixa da imunidade.

A falta de ferro no sangue pode estar relacionada à má alimentação, isto é, uma alimentação pobre em ferro, ou à perda de grandes quantidades de sangue, seja através de uma hemorragia ou através de grande fluxo durante menstruação.