A fibra alimentar passou a ter sua importância reconhecida e ser recomendada na alimentação devido ao aumento da incidência de algumas doenças crônicas, como: obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipercolesterolemia, que surgiram à medida que os alimentos naturais foram sendo substituídos pelos processados e refinados. 

farinha de berinjela

    A berinjela (Solanum melongena) além de possuir alto teor de fibra alimentar, responsável por seu efeito hipocolesterolêmico, possui outros componentes como niacina, vitamina C e flavonóides que também parecem exercer alterações benéficas sobre o metabolismo de lipídeos.

    Por suas características nutricionais, a farinha de berinjela é um ingrediente altamente desejável para enriquecer outros alimentos. O alto teor de fibras permite que a farinha de berinjela possa ser utilizada na elaboração de produtos de panificação, como: biscoitos e pães, ampliando a oferta de produtos com alto teor de fibras, tanto para indivíduos sadios, quanto para aqueles que apresentam alguma patologia, como: constipação intestinal, alto nível de colesterol, obesidade, etc.

farinha de berinjela 2 

    O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC–UFRJ) realizou em 2010 o primeiro estudo do Brasil relacionando a farinha de berinjela com o tratamento contra obesidade, mostrando que o alto teor de fibras do alimento leva à redução da ingestão energética e ao aumento do tempo de esvaziamento gástrico. A berinjela é popularmente conhecida por suas propriedades nutracêuticas (de caráter nutritivo e farmacêutico), auxiliando assim a redução do risco de doenças coronarianas.

 

Conheça os benefícios da Farinha de Berinjela:

  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Tem ação diurética;
  • Favorece a queima de gordura;
  • Confere saciedade devido ao alto teor de fibras;
  • Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo.

 

    Lembrando que ao aumentar o consumo de fibras o consumo de líquidos também deve ser aumentado.

    Adicione a Farinha de Berinjela em sucos, vitaminas, iogurtes e até em receitas de pães, massas e biscoitos, e comprove sua eficácia.

 

Por: Lara Zambon