Cúrcuma: Sol da Terra


Estudos exploram o aproveitamento total da planta por meio de técnicas avançadas de engenharia de alimentos e propõe a inclusão do vegetal em cadeia produtiva para diversas aplicações. Todas as amostras de cúrcuma orgânica utilizadas foram fornecidas pelo Sítio da Mata, Cajuru/SP, unidade agrícola da Kampo de Ervas.

A cúrcuma, também conhecida como Açafrão da Terra, é ingrediente culinário de habitual em várias culturas, responsável por dar cor e sabor aos pratos, mas, como diversas outras especiarias (como Orégano ou o Inhame), ocupa posição de destaque como um poderoso fitoterapico por suas propriedades medicinais, sendo uma das plantas mais pesquisadas pela ciência, pois a cúrcuma tem ação anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, antimicótica e anti-alergênica; auxilia no combate aos radicais livres; é indicada para combater a sinusite e abaixar o colesterol. Já existem estudos comprovando resultados positivos no tratamento da ansiedade.

E agora outras áreas do conhecimento passa a explorar a cúrcuma como objeto de estudos. Uma dessas pesquisa foi desenvolvida pelo engenheiro de alimentos e PhD, Pedro Ivo Nunes de Carvalho, que trabalha no LASEFI (Laboratório de Tecnologia Supercrítica: Extração, Fracionamento e Identificação de Extratos Vegetais) da  Universidade de Campinas (UNICAMP). Seu projeto é parte complementar de um grupo de estudiosos que utilizam técnicas avançadas de processamento de alimentos, como C0² Supercrítico, levantando caminhos para incluir a cúrcuma em uma cadeia produtiva economicamente viável. Conseguimos uma entrevista o Pedro no intuito de esclarecer o publico sobre sua pesquisa. Confira:

Explique, de uma forma simples, a sua linha de pesquisa?

O nosso laboratório, o LASEFI (Laboratório de TecnologiA Supercrítica: Extração, Fracionamento e Identificação de Extratos Vegetais), vem atuando a mais de 25 anos na obtenção de extratos de uma grande variedade de plantas utilizando tecnologias de extração mais eficientes em comparação com as técnicas convencionais.

Em relação aos trabalhos com a cúrcuma, foram utilizadas duas tecnologias visando a obtenção de extratos com diferentes características. Essas tecnologias foram conduzidas em um processo de extração em duas etapas. Na primeira etapa foi utilizada a tecnologia chamada extração com dióxido de carbono supercrítico (SFE, sigla em inglês) para a obtenção de extrato rico nos compostos aromáticos da cúrcuma e em ar-turmerona, composto que tem apresentado propriedades medicinais.

A tecnologia SFE é uma ótima alternativa à hidrodestilação (e destilação a vapor) para extração de óleo volátil, pois combina rendimentos elevados, temperatura de processo baixa (entre 30 a 60 °C, favorecendo a extração de compostos sensíveis ao calor), eficiente uso do solvente e ausência de solvente no extrato ao final do processo. Na segunda etapa do processo, a cúrcuma desaromatizada foi submetida ao processo de extração com etanol pressurizado (PLE, sigla em inglês).

A tecnologia PLE permitiu a extração dos compostos responsáveis pela cor dos rizomas de cúrcuma e a obtenção de extratos ricos em curcumina, composto que apresenta bioatividade como antioxidante. As vantagens do PLE em relação aos processos convencionais de extração de oleorresinas são o menor tempo de processo e o menor consumo de solvente. O extrato etanólico do PLE foi em seguida submetido a um processo utilizando a tecnologia supercrítica para recuperação do etanol e obtenção do extrato sólido.

Porque a cúrcuma foi escolhida para passar por esse processo de C0² Supercrítico?

A cúrcuma foi escolhida devido ao potencial dos seus rizomas em gerar diversos produtos com valor agregado. No contexto das teses mencionadas, os rizomas foram utilizados na obteção do óleo volátil por SFE (rico em ar-turmerona) e da fração com curcumina por PLE. Além disso, outros trabalhos estão sendo realizados visando a utilização completa dos rizomas. Por exemplo, o resíduo dos nossos processos (SFE+PLE) estão sendo estudados (em outras duas teses) na produção de amido modificado e na formação de filmes comestíveis para embutidos.

Qual o impacto desse processo no dia a dia das pessoas? Principalmente com relação ao aproveitamento total da cúrcuma orgânica?

Nossos processos podem impactar na sociedade de diferentes formas. Os extratos podem ser utilizados na formulação de produtos voltados para a prevenção e o tratamento de algumas doenças, seguindo a tendência de substituição de produtos sintéticos pelos naturais na promoção da saúde e qualidade de vida. Além disso, esses processos tendem a fortalecer a cadeia produtiva da cúrcuma, principalmente para os cultivos orgânicos, a partir do momento em que aumenta a demanda pelos rizomas e provê a esses a possibilidade de geração de produtos com alto valor agregado.

Imagem 1: Unidade de extração para os processos SFE e PLE.

Processo curcuma 1

 

Imagem 2: Extrato de cúrcuma após o processo SFE (obtenção do aroma e de ar-turmerona).

Processo curcuma 2

 

Imagem 3: Extrato etanólico de cúrcuma após o processo PLE (obtenção dos compostos corantes, curcumina).

Processo curcuma 3

 

Imagem 4:  Extrato sólido com os compostos corantes da curcuma (curcumina). O sólido é obtido após a recuperação do etanol (do extrato etanólico do processo PLE) usando tecnologia supercrítica (conhecida em inglês como "Supercritical Antisolvent Process - SAS").

Processo curcuma 4

 

Imagem 5: Aparência da cúrcuma in natura após moagem (placa da esquerda) e do resíduo dos processos SFE+PLE (após retirada do aroma e dos compostos corantes, curcumina) (placa da direita).

Processo curcuma 5

A Kampo de Ervas, juntamente com a sua unidade farmacêutica, Oficina de Ervas, e o seu espaço terapêutico, compõem um grupo especializado em promover saúde e bem estar aos seus clientes. Práticas que se iniciam no cultivo orgânico (certificados pela Eco Cert - Orgânico Brasil), passando pela seleção criteriosa de fornecedores, produção e comercialização, A Kampo de Ervas é responsável por fornecer fitoterápicos, especiarias culinárias, ervas aromáticas, temperos e alimentos funcionais de altíssima qualidade, sempre com o objetivo de contribuir para o bem estar e saúde das pessoas.

curcuma pote





Conheça nossa Cúrcuma Orgânica Kampo de Ervas aqui.

 

 

Assista o vídeo: Cúrcuma: Sol da Terra