Já falamos aqui na Kampo de Ervas sobre as pesquisas que estão sendo realizadas sobre a Cúrcuma que ocupa posição de destaque como um poderoso fitoterápico por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidante, antissépticas, cicatrizantes, antimicótica e anti-alergênica. A cúrcuma é umas das plantas mais estudadas pela ciência e auxilia no combate aos radicais livres; no tratamento da sinusite e no combate ao colesterol ruim. Já existem estudos comprovando resultados positivos no tratamento da ansiedade, depresão e mal de alzheimer.

curcuma5

Mas você sabe as propriedades da cúrcuma para exercícios?

O portal G1 no dia 23/04/2017 publicou uma pesquisa significativa da Universidade Federal de Goiás (UFG)  sobre o uso da cúrcuma como suplemento alimentar para atletas. Para chegar a esta conclusão, os especialistas analisaram as propriedades do alimento e fizeram um teste com 35 maratonistas goianos. De acordo com a pesquisadora Flávia Rasmussen, da Faculdade de Nutrição da UFG, parte do grupo de atletas ingeriu duas cápsulas de açafrão durante o almoço e uma cápsula durante o jantar.

Veja na matéria aqui

Ela afirma que, após um mês, o grupo que ingeriu a especiaria apresentou melhor desempenho e menos dores musculares.


Além da melhora comprovada no desempenho de atletas, por sua ação anti-inflamatória e antioxidante, o açafrão vem sendo estudado como aliado nos tratamentos de doenças intestinais e até câncer. 

Origem da Cúrcuma na História

A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira, era utilizada na Índia desde 610 a. C., como corante para lãs, e ao longo da história foi usada também para colorir partes do corpo. É empregada como corante de alimentos em todo o mundo, sendo um dos componentes do "curry", usado na gastronomia indiana.

curcuma1

Você sabe a diferença entre Curcuminoides e Curcumina?


Curcuminoides: São os compostos polifenólicos da Curcuma longa, que incluem a curcumina, demetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina. Esses compostos conferem a cor amarelo-alaranjado típica da cúrcuma e o seu poder anti-inflamatório e propriedade cardioprotetora, assim como outros benefícios.
Curcumina: Esse é o principal ingrediente ativo dentre os compostos polifenólicos da Curcuma longa. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra a mostarda.
É a curcumina que promove a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação ao câncer.

curcuma2

A Kampo de Ervas oferece agora essa magnífica planta em cápsulas para o consumo diário.

Cultivada em sistema orgânico certificado de forma a garantir um produto natural, livre de agrotóxicos e com altos índices de curcumina e curcuminóides.


curcuma4