chia-sementeschia-plantacaoAs sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em ácidos ômega 3. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia hispanica, da família da menta, no sul do México. Na Era Pré-Colombiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias.

Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilibrio perfeito, 60% do seu óleo é Ômega 3 e 40% Ômega 6. Contém mais cálcio do que o leite; mais ferro do que o espinafre; mais magnésio do que os brócolis; mais potássio que a banana; mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo).

As sementes de Chia eliminam a fome evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas no intestino. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2. Ajudam a regular o trânsito intestinal, pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico. Elimina os desejos constantes de petiscar comida e ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídios.

Principais indicações funcionais da Chia:

chia-shake- Perda de peso e manutenção;
- Hipoglicemia e diabetes;
- Doença celíaca (intolerância permanente ao glúten);
- Refluxo gastro-esofágico;
- Hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue);
- Indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Melhora a recuperação nos desgastes físicos.

chia-gelA chia pertence às sementes mucilaginosas, como o psyllium e a linhaça. Essas sementes são de fato ricas em mucopolissacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos, pois podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz com que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarréia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal protegendo contra os efeitos das bactérias patogênicas.

Alimentos saudáveis, exercícios físicos e bom humor são coadjuvantes para uma vida equilibrada e feliz.........

Por: Eliza Tomoe Harada