cha verde 3

O hábito de beber o chá faz com que seus consumidores apresentem menores riscos de adquirirem doenças e síndrome metabólica

 

Jeniffer Koyama

Especial para Paraná Shimbun

 

cha verde 2Muito se fala sobre a diferença entre os hábitos alimentares do Oriente e do Ocidente. E é comprovado que os japoneses apresentam índice de doenças cardiovasculares menores do que os ocidentais. Além de comer mais peixes e ingerir bastante soja, os japoneses possuem um hábito diferente: tomar chá verde.

Para entender melhor os benefícios que a folha da Camellia sinensis traz para a saúde, Décio Sebbastiani Barbosa, professor dos cursos de Farmácia e Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), explica que o organismo possui equilíbrio entre os radicais livres (vilões) e as defesas antioxidantes (liga do bem). Quando há aumento de radicais livres, ocorre o stress oxidativo. Ou seja, a pessoa fica sujeita a inúmeros problemas de saúde. O chá verde ajuda no aumento das defesas antioxidantes, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, câncer e diabetes.

Aproveite e veja nossa linha de produtos de chá verde, clique aqui.

cha verde

Após, aproximadamente um mês tomando o chá verde, já se pode perceber os efeitos de defesa do organismo. Para quem deseja aderi-lo à rotina, o professor aconselha a evitar o consumo de noite, pois a quantidade de cafeína presente no chá pode causar insônia. Sendo assim, o ideal é tomá-lo ao longo do dia, até as 18h.

Devido ao fácil acesso, muitas pessoas consomem o chá, sem se alertar às recomendações necessárias. O professor explica que a bebida deve entrar na rotina da pessoa como um acréscimo, e não como substituto de algum alimento. Décio explica que caso o indivíduo troque a água pelo chá, o organismo não terá aumento de defesas oxidantes.

O próprio professor é adepto ao chá verde, há aproximadamente três anos. Ele afirma que sente os benefícios, como aumento de disposição durante o dia. Porém, há outras recomendações que beneficiam a saúde, em conjunto com o chá. “Além do hábito alimentar correto, a prática de atividade física é importante”, diz.

Qui, 11 de Agosto de 2011 14:19  

Saúde