O homem sempre buscou na natureza soluções para os problemas de saúde. A utilização de plantas medicinais na prevenção e tratamento das doenças é feita desde os tempos mais antigos da humanidade.

    Parte da população brasileira já se habituou à utilização de espécies vegetais amargas para problemas hepáticos ou relacionados à digestão. Assim, a Baccharis trimera, popularmente conhecida como carqueja, carqueja-amarga, bacanta ou vassoura, é uma das espécies mais utilizadas nessa ocasião

    O gênero Baccharis, é constituído por cerca de 500 espécies, sendo uma das mais importantes a Baccharis trimera, com grande utilização na medicina tradicional e na produção de fitoterápicos.

carqueja2   carqueja 3   carqueja1

    As diferentes propriedades atribuídas à carqueja na medicina tradicional vem sendo estudadas e algumas foram validadas, como as propriedades digestivas, antiúlcera e antiácida que mostraram que os extratos da planta reduziram a secreção gástrica e tiveram efeito analgésico e antiinflamatório. Outra atividade farmacológica da carqueja é atividade hepática, pois os flavonóides possuem ação hepatoprotetora e antioxidante.

    Além disso, também é utilizada na indústria de cervejaria como substituto do lúpulo e na aromatização de refrigerantes e licores.

    Seu chá é muito utilizado para ajudar no processo de emagrecimento, pois ajuda a fazer a desintoxicação do organismo, além de ter ação diurética e ajudar na digestão.

Benefícios:

  • Reduz a prisão de ventre;

  • Ajuda na digestão;

  • Indicada para problemas no fígado e vesícula biliar;

  • Ação diurética;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Impede o desenvolvimento de úlceras;

  • Desintoxicante.

 

    A carqueja não tem contra-indicação, porém por ter efeito diurético, pode elevar o efeito de remédios para tratamento de hipertensão, havendo necessidade de ajuste das doses em caso de ingestão simultânea de extratos com carqueja.

 cha de carqueja

Como preparar o chá:

Adicione cerca de 5g (1 colher de sopa) da planta em 500 ml de água fervente. Tampe e aguarde 15 minutos.

Para melhorar o sabor, experimente acrescentar suco de abacaxi ao chá.

 

Por: Lara Zambon