Manjericão (Alfavaca)

Manjericão (Alfavaca)

Tags:  alfavaca manjericão basilicão ocimum ocimum basilicum antiespasmódico carminativo gripes resfriados galactagoga

  

 

Opções de compra de Manjericão (Alfavaca)

  Qtd. Descrição Preço  
Alfavaca (Manjericão) condimento 15g Alfavaca (Manjericão) condimento 15g (orgânico)
Condimento
R$ 10,50  
Alfavaca (Manjericão) 30g Alfavaca (Manjericão) 30g (orgânico)
Chá Fracionado
R$ 6,85  



Nome científico: Ocimum basilicum

Família: Lamiaceae (Labiatae)

Sinônimos: Manjericão, alfavaca, basilicão

Classificação: Aromático

Partes utilizadas: Folhas, caule e flores

Utilização na culinária:

O manjericão (ou Alfavaca) é uma erva perfumada, forte e picante, com notas de cravo da índia, anis e hortelã. Essa nota de hortelã se deve ao fato de que, tanto a hortelã quanto o manjericão, são da mesma família. Podem ser usadas as folhas e os botões das flores. Como perde o sabor rapidamente quando cozido, é recomendado acrescentar mais um pouco no final, quando o prato já estiver pronto.

Ele pode ser usado com tomate (saladas, molhos ou sopas), recheio de aves, peixes, frutos do mar (principalmente lagosta), pesto, amoras, berinjela, feijão branco, cream cheese, abobrinha, ovos, limão, ervilhas, mussarela, azeitonas, massas, pizza, batata, arroz e milho verde.

Pode ser utilizado em combinação com outros temperos, como alcaparras, cebolinha, coentro, alho, manjerona, orégano, hortelã, salsa, alecrim e tomilho.

Um bom jeito de usar no frango assado é passar sobre ele, ou inserir sob a pele, uma mistura de manteiga amolecida com manjericão, alho, raspas de casca de limão e um pouco de farinha de rosca.

Utilização da fitoterapia:

O manjericão possui ação carminativa, digestiva e hepatoprotetora. Pode ser empregado em bochechos para mal hálito e em gargarejo para infecção de garganta. Ajuda a aumentar a produção de leite e pode ser usado para tratar palpitações, dispnéia, má circulação, resfriados, gripes, dores de cabeça, fadiga e debilidade em geral.

História:

O manjericão (ou alfavaca) é nativo da Ásia tropical e nasce em praticamente todo lugar onda há o clima favorável, por isso tem sido cultivado há mais de 3 mil anos. É muito comum na Grécia e foi introduzido no Brasil pelas colônias italianas. Ele é uma erva anual de até 50cm de altura, com flores brancas e roxas.

Chá

Modo de preparo:

Adicionar 1 xícara (250ml) de água fervente sobre 1 colher de chá (5g) da erva, tampar, deixar em repouso por 5 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido.

Contraindicação: Desconhecida.


Tags:

alfavaca, manjericão, basilicão, ocimum, ocimum basilicum, antiespasmódico, carminativo, gripes, resfriados, galactagoga

Em breve

Formas de Pagamento

Facebook



Nossos Dados

KAMPO DE ERVAS INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA - ME

CNPJ: 08.898.383/0001-79

R. Otto Benz, 544 - Nova Ribeirânia - Ribeirão Preto - São Paulo

Horário: Seg. à Sex. 8h às 18h - Sáb 8h às 12h

Carrinho