Coentro

Coentro

Tags:  Coentro moído coentro coriandrum sativum

  

 

Opções de compra de Coentro

  Qtd. Descrição Preço  
Coentro em flocos (folhas) 15g Coentro em flocos (folhas) 15g
Condimento
R$ 10,80  



Nome científico: Coriandrum sativum

Família: Apiaceae

Classificação: Aromático

Utilização na culinária:

O coentro é uma erva picante, pungente e delicada, com toques de pimenta do reino, hortelã e limão. O seu aroma é refrescante, de gengibre com limão, e com notas de sálvia. As ártes utilizadas são as folhas, os ramos e as raízes, mas as raízes são mais pungentes e almiscaradas, com um aroma cítrico leve. O calor prolongado ou intenso reduz o sabor do coentro, por isso se recomenda utilizá-lo depois de terminar o cozimento do prato.

Na maior parte da Ásia, as folhas são intensamente utilizadas em vários pratos como sopas de temperos delicados, pratos fritos em fogo alto com gengibre e cebolinha, curries e refogados. Os tailandeses usam as raízes para pasta de curry, e as folhas misturadas com manjericão, hortelã e pimentas. Os indianos usam as folhas para enfeitar vários tipos de pratos salgados e misturam elas com outras ervas e especiarias para fazer pastas de taaza masala. A Índia e o México compartilham o gosto por coentro misturado com pimentas verdes em chutneys, temperos e salsas. Os mexicanos também o combinam com pimentas, alho e suco de limão taiti para fazer um molho para legumes e verduras ou para fazer um caldo para cozinhar peixe. No Peru e na Bolívia, fazem um molho de mesa bem forte usando o coentro com com pimentas e cravinho de defunto. No Oriente Médio, o coentro é usado em pastas condimentadas pungentes, como o zhug e o hilbeh, e é combinado com nozes e especiarias, suco de limão e azeite em misturas de temperos. Os portugueses usam o coentro em batatas, favas e mariscos.

É um componente essencial em pratos como hilbeh, zhug, chermoula, ceviche e guacamole.

Ele pode ser usado com abacate, leite de coco, pepino, peixes, frutos do mar, limões, leguminosas, legumes de raiz, arroz e milho verde.

Pode utilizar o coentro junto com manjericão, pimentas, cebolinha, endro, galanga, alho, gengibre, capim limão, hortelã e salsa.

Utilização da fitoterapia:

O coentro é digestivo, carminativo, estimulante do suco gástrico, antidiarreico nas gastroenterites tóxicas e antiemético nas náuseas e vômitos. Ele diminui as fermentações intestinais e combate cólicas digestivas. É indicado para problemas hepáticos e usado com ação depurativa.

História:

Apesar de se nativo do Mediterrâneo e do oeste da Ásia, hoje o coentro é cultivado no mundo todo. As folhas frescas são utilizadas na culiária asiática, latina, americana e portuguesa. As raízes são utilizadas pelos tailandeses. As frutas e sementes são utilizadas no Oriente Médio e na Índia, como especiarias.

Conhecida como “erva muito fedida” ou “planta cheirosa”, o coentro provoca amor ou ódio nas pessoas, pois alguns não gostam do aroma e acham que tem um gosto saponáceo desagradável.


Tags:

Coentro moído, coentro, coriandrum sativum

Em breve

Formas de Pagamento

Facebook



Nossos Dados

KAMPO DE ERVAS INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA - ME

CNPJ: 08.898.383/0001-79

R. Otto Benz, 544 - Nova Ribeirânia - Ribeirão Preto - São Paulo

Horário: Seg. à Sex. 8h às 18h

Carrinho