Bancha

Bancha

Tags:  bancha banchá cha da china chá da china chá da índia cha da india Camellia sinensis

  

 

Opções de compra de Bancha

  Qtd. Descrição Preço  
Bancha Sachê (10 unid.) Bancha Sachê (10 unid.) (orgânico)
Chá Sachê
R$ 8,35  



Bancha (Camellia sinensis)

Nome científico: Camellia sinensis

Família: Theaceae 

Sinônimos: Chá da china, chá da índia

Partes utilizadas: Galhos e folhas

Propriedades fitoterápicas:

O Bancha é estimulante do sistema nervoso central, tônico geral, preventivo de acidentes vasculares, digestivo, diurético, anti-oxidante, estimulante do metabolismo, coadjuvante no tratamento da obesidade, redutor das taxas de lipídeos totais, antiagregante plaquetário, expectorante, purgativo, diaforético e adstringente.

Por possuir vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico, o chá verde pode neutralizar a ação dos radicais livres sobre as células, acelerar o metabolismo, desinchar o organismo, queimar gorduras, diminuir o colesterol ruim (LDL) e inibir efeitos mutagênicos (como preventivo de câncer).

Modo de preparo:

Adicionar 1 xícara (250ml) de água fervente sobre 1 colher de chá (5g) da erva, tampar, deixar em repouso por 5 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido.

Curiosidades:

A Camellia sinensis é um arbusto que pode chegar até 3m de altura quando cultivado. No estado selvagem, pode chegar até 15m de altura. Possui folhas simples de 5 a 8cm de comprimento e flores brancas.

Contraindicação: Gestantes, crianças e pessoas com insônia devem evitar o consumo excessivo do chá.

Seu nome provém do latim Kalendulae, que representa o primeiro dia do mês no calendário romano, pela inflorescência no princípio da maioria dos meses do ano.

Contraindicação: Grávidas de até 3 meses e lactantes devem evitar consumir o chá em excesso.

Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá. Esta é a lenda que se conta na China para a descoberta da planta Thea sinensis ou Camellia sinensis, como também é conhecida, e o processo de se preparar o chá. O interessante é que o nome chá em português vem do chinês, mudando somente a pronúncia, que é tcha.

A Camellia sinensis pertence à família Theaceae e são utilizadas as folhas e brotos foliáceos na forma de infusão. É essa mesma planta que dá origem ao Chá Verde, Chá Branco, Chá Preto, Chá Vermelho, Banchá e Machá. O que difere um do outro é a forma de colheita e de preparo, resultando em sabores diferentes e propriedades parecidas, com intensidades diferenciadas.

Todos eles possuem propriedades inerentes à Camelia sinensis, como estimulante do sistema nervoso central, tônico geral, preventivo de acidentes vasculares, digestivo, diurético, anti-oxidante, combate radicais livres evitando envelhecimento precoce, estimulante do metabolismo, coadjuvante no tratamento da obesidade, redutora das taxas de lipídeos totais, antiagregante plaquetária. Pela presença de cafeína, o seu consumo deve ser evitado à noite, para não atrapalhar o sono. O consumo após as refeições é a forma mais indicada, pois facilita a digestão. É muito indicada para dar disposição e energia para quem faz exercícios físicos, pois além de estimulante, ajuda a queimar calorias, por sua ação termogênica.

Há algum tempo verificaram que pessoas de idade avançada do Japão e China, que possuíam o habito de beber o chá verde diariamente, tinham uma saúde muito melhor do que os que não tomavam. Pesquisas posteriores comprovaram esta incrível capacidade de promover a saúde, evitando o surgimento de inúmeras doenças, o que mais chamou a atenção é sua ação anti-oxidante, evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de células cancerosas.

Com tudo isso, a Camellia sinensis passou a fazer parte da dieta de muita gente. As pessoas estão despertando para a necessidade de cuidar da saúde de forma preventiva, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.


Tags:

bancha, banchá, cha da china, chá da china, chá da índia, cha da india, Camellia sinensis

Em breve

Formas de Pagamento

Facebook



Nossos Dados

KAMPO DE ERVAS INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA - ME

CNPJ: 08.898.383/0001-79

R. Otto Benz, 544 - Nova Ribeirânia - Ribeirão Preto - São Paulo

Horário: Seg. à Sex. 8h às 18h - Sáb 8h às 12h

Carrinho